A Alpine confirmou que Franco Colapinto substituirá Jack Doohan nas próximas cinco corridas da temporada da Fórmula 1 de 2025. A alteração começa a valer no GP da Emilia Romagna, em Ímola, entre os dias 16 e 18 de maio. Nesta quarta-feira, a equipe francesa anunciou que decidiu ‘rodar’ seu segundo piloto para atuar ao lado de Pierre Gasly. A posição de Colapinto será, portanto, reavaliada antes do GP da Grã-Bretanha, em julho, deixando a porta aberta para um possível retorno de Doohan. ‘Após analisarmos as primeiras corridas da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco corridas’, disse Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine.
Com o grid tão equilibrado em 2025 e um carro competitivo que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, a Alpine se vê em uma posição em que a rotatividade de pilotos é necessária. Os engenheiros não dormem no ponto, e a equipe está de olho em maximizar suas ambições para a temporada de 2026. ‘Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para a equipe e ter uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a fazer’, complementa Briatore.
A equipe continua apoiando Jack Doohan, pois ele tem atuado de forma muito profissional em sua função como piloto até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas serão uma oportunidade para a Alpine tentar algo diferente e, após esse período, avaliar suas opções. A sequência de Doohan estava em dúvida desde que a Alpine contratou Colapinto para uma função de piloto reserva, em janeiro. O argentino ganhou destaque ao impressionar como substituto de Logan Sargeant na Williams por nove corridas no ano passado.
Williams emprestou Colapinto para a Alpine em 2025 com a expectativa de que ele ganhasse experiência. Na terça-feira, a Alpine confirmou que o diretor da equipe, Oliver Oakes, renunciou com efeito imediato, com Briatore assumindo as funções. O agora ex-diretor havia dito recentemente que o plano era manter Doohan ao lado de Gasly para a próxima etapa em Ímola.
A expectativa é alta para ver o que Colapinto pode fazer ao volante do carro da Alpine. Será que ele dará conta do recado ao lado de Gasly? A pressão é grande, mas ele já mostrou que pode surpreender. E você, acha que ele vai aproveitar essa chance para se firmar na equipe? O tempo dirá, mas o certo é que a disputa interna na Alpine promete esquentar ao longo das próximas corridas.